O carro nao pega: o que fazer? - Dicas para o seu carro

O carro nao pega: o que fazer?

Sentamo-nos ao volante do nosso carro, e rodamos a chave. Surpresa das surpresa, ele não pega. O que poderá ser?

Bateria: Se a luz de bateria estiver acesa no painel, o problema poderá estar relacionada com ela ou com o alternador. Recarregue a bateria com cabos apropriados a partir da bateria de outro carro (fazendo o que se chama no Brasil, uma chupeta). Se for o alternador, ele também pode ser recondicionado ou, em caso mais grave, trocado.

bobina carroBobina:Pode haver um sobreaquecimento da bobina, peça responsável por gerar a corrente de alta tensão que provoca a faísca nas velas. Quando isso ocorre, pode ser um sinal de desgaste da peça. Espere que a temperatura da peça baixe.
Para acelerar o processo, desligue a chave. Abra o capô e coloque um pano molhado sobre a bobina. Aguarde cerca de dez minutos. Volte a tentar. Assim que puder, troque a peça.







bomba combustivelBomba de combustível: Muitas vezes a bomba de combustível falha e não consegue mandar o líquido na pressão ideal para o sistema. Em carros com injeção eletrônica, uma maneira de saber se ela está a funcionar é fechar os vidros do carro e tentar ligar o motor. Nesse momento é possível ouvir o zumbido da peça a funcionar. Se não escutar esse barulho, o problema certamente está na bomba. No caso de carro com carburador, pode-se desencaixar dele a mangueira do combustível e pedir a alguém que rode a chave no contacto. Normalmente, a gasolina sairá pela mangueira. Se isso não acontecer, ela está danificada. Trocá-la é um procedimento rápido e que pode ser feito no local por um mecânico experiente.

Correia de entrada: Ligada ao eixo do comando de válvulas, a correia é acionada pelo motor. À menor suspeita de que se tenha rasgado, pare o carro e não tente dar a partida. A troca só deve ser feita numa oficina ou concessionário. Mesmo assim, ajuda ter uma de reserva. Os fornecedores da peça recomendam a sua substituição a cada 40000 ou 50000 quilómetros.

Motor afogado: O motor pode parar de funcionar com o carro em movimento ou nem dar a partida. Ele poderá ficar "afogado”por excesso de combustível. Provavelmente uma falha no sensor de temperatura provocou o problema. O afogamento ocorre com mais frequência em carros equipados com carburador. Aguarde um pouco e volte a tentar ligar o motor. Se não conseguir ligar o motor, chame a assistência técnica.

tampa de distribuidorTampa do distribuidor: Tampa do distribuidor trincada não deixa o carro funcionar. Quando isso acontece, a distribuição de energia para as velas fica prejudicada, ocasionando fuga de corrente elétrica. A solução é trocar a tampa, o que se pode fazer até sozinho com um mínimo de conhecimento sobre mecânica.

1 comentário

  1. ola bom dia obg pelas dicas mas meu carro não liga o painel e ontem funcionou perfeitamente me ajude

    ResponderEliminar