Dicas para poupar combustível - Dicas para o seu carro

Dicas para poupar combustível

Com o preço dos combustíveis a subir, é fundamental poupar o mesmo. Eis algumas dicas para poupar combustível:

1) Organize o itinerário da sua viagem. Andar para a frente e para trás sem saber o caminho, vai fazer com que o consumo de combustível aumente. Se lhe for possível, adquira um GPS. É um investimento que faz. Em certas alturas, vai ver que o GPS lhe indicará alternativas para o caminho que sempre fazia, permitindo-lhe poupar tempo e combustível. Não se esqueça dos mapas actualizados no GPS.
Se possível evite as horas de ponta.

2)Quando abastecer o seu automóvel, anote a quantidade de combustível que abasteceu. Mais tarde anote a quilometragem percorrida. deste modo poderá calcular o consumo do seu automóvel. Basta dividir os quilómetros percorridos pelo combustível utilizado.


3) Quando se preparar para iniciar a viagem, e o seu carro ainda estiver frio, não acelere. O óleo ainda não circulou pelo motor, o que provocará desgastes nas peças não lubrificadas.

4) Não aqueça o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar e ir acelerando progressivamente.

5) Evite as velocidades altas. O consumo aumenta muito com as mesmas. Em alguns motores, velocidades entre os 100 e 130 km por hora, fazem aumentar o consumo de combustível em 25%.

6) No trânsito, mantenha-se se possível, nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar solavancos.

7) Desloque-se a uma velocidade regular na estrada, sem grandes travagens (freiadas) ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível)

8) Se o seu carro tem injecção electrónica, nunca desça ladeiras com o seu carro em ponto morto.

9) Quando estacionar o seu veículo, nunca acelere antes de desligar a ignição. É que o fizer, poderá danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

10) Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. Aumenta o consumo.
O mesmo raciocínio vale para os travões (freios). Respeite o conta-rotações (conta-giros). Engrene as marchas na rotação indicada. Arranques fortes e grandes travagens (freiadas) é fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de travagem. É o mais puro desperdício de combustível.

11) Não deixe o seu carro ficar com o tanque vazio. Se o fizer, propicia o acumular de detritos no tanque, que serão despejados no carburador ou nos bicos injectores do motor.

12) Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador. Utilize o acelerador com suavidade.

13) Respeite a manutenção do seu carro. Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal. Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efectue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

13) Circule com as janelas fechadas. Menor resistência ao ar, maior economia de combustível.

14) Evite a colocação de bagagens
no tejadilho do seu carro. Se não conseguir evitar, então, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível.
Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário). Não leve mais peso que o carro pode suportar. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos travões (freios) e dos pneus. Cada 50kg a mais, equivalem a 1% de aumento no consumo. Retire o bagageiro do tejadilho quando não for usá-lo. A resistência ao ar produzida por eles, aumenta o consumo.

Sem comentários