Dicas para lavagem do seu carro - Dicas para o seu carro

Dicas para lavagem do seu carro

Começar a lavar o carro à sombra com a viatura fria (entende-se viatura fria, quando encostamos a nossa mão à chapa do carro e não nos queimamos).

Utilize um balde com água e champô para lavar as suas rodas. Pulveriza-se uma jante de cada vez aguardando depois cerca de 2 minutos, não deixando nunca secar. Agita-se nas zonas mais sujas com uma escova de cerdas naturais (suave) ou pincel do mesmo tipo. Enxagua-se depois com água abundante. Este processo remove grande parte do pó dos travões senão todo, a menos que a acumulação seja tal que esteja incrustada, aí pode não conseguir remover tudo.
Lava-se depois com uma escova de cerdas naturais, o pneu com a mistura do balde.
A jante lava-se com a esponja e a mesma mistura.
Usa-se um pincel redondo de cerdas naturais (sem partes metálicas à mostra) para lavar os orifícios dos parafusos e válvula de ar. Deve-se também usar uma escova tubular longa para (dependendo do desenho da jante) limpar o interior da mesma através dos orifícios.

Em caso de muitas manchas de alcatrão nas jantes, pode usar-se um removedor de alcatrão pulverizado que depois de deixar actuar um pouco para dissolver, limpa-se com um pano turco (100% algodão) e lava-se outra vez.
Nesta fase, também devem lavar-se as cavas das rodas, usando uma daquelas escovas que se usam para lavar as costas no banho - longas. Escovar bem essa zona, afinal não queremos que nos falhe nenhum detalhe, não é?
Depois de termos lavado as rodas, cavas e embaladeiras, deitamos fora a água do balde, lavando este.

2. Lavagem carroçaria

Enchemos dois baldes com água e num deles adicionamos o champô na quantidade recomendada, por exemplo uma tampa para um balde de 4-5 litros de água. Se utilizarmos champô a mais é prejudicial, principalmente quando temos o carro tratado e encerado.
Depositamos a luva dentro do balde com água limpa enquanto vamos passar água pelo carro. Lavamos bem com a água da mangueira (não é necessário maquina de pressão).
Começamos então por lavar a partir do tejadilho. Encharcamos a luva na água que tem o champô e lavamos suavemente cerca de 1/4 do tejadilho em movimentos longitudinais, no sentido da deslocação do ar em andamento. Nunca em movimentos circulares. Lavamos a luva na água limpa e repetimos o processo até termos acabado o tejadilho. Lavamos com água da mangueira para
retirar o champô.
Passamos à secção seguinte (capô) seguindo o mesmo método.
Depois a mala e por fim as laterais, começando de cima para baixo.
Sempre que a luva pareça mais suja lava-se em água corrente. Assim garantimos que nunca estamos a danificar a superfície.
Assim que tenhamos concluído o processo de lavagem, seca-se imediatamente com uma toalha micro-fibras.

Dica: se o pára-brisas tiver muitos insectos, lavar com uma esponja própria para limpar insectos.

Sem comentários